santa maria

Revitalização da Segunda Quadra da Bozano tem novo prazo para começar

Eduardo Tesch

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O projeto Re. Viva Bozano, que visa proibir o estacionamento de carros e dar cara nova à Segunda Quadra da Rua Dr. Bozano, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, deve sair do papel no mês de abril. O projeto, anunciado pela prefeitura de Santa Maria em agosto do ano passado, deveria ficar pronto em dezembro, o que não ocorreu, segundo o Executivo, por causa das fortes chuvas no final de 2018.

Agora, o compromisso da Secretaria de Infraestrutura e Serviços é tapar os buracos da rua até final de março, para deixá-la em condições para a intervenção, que busca ampliar o espaço para pedestres na zona central da cidade. A 2ª Quadra da Bozano é a continuidade do Calçadão Salvador Isaia, que tem um quarteirão.

- A nossa parte (da secretaria) é recuperar o pavimento, principalmente junto aos meios fios das calçadas. Isso a gente pretende fazer até março - explica o secretário responsável pela pasta, Francisco Severo.

Revitalização da 2ª Quadra da Bozano não tem data para começar

O projeto foi criado por quatro estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), e prevê a pintura do asfalto em cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), onde será o espaço de circulação de pedestres, e a instalação das chamadas "ilhas de refúgio", em cores mais frias, onde serão usados paletes, guarda-sóis e vegetação. O projeto foi o vencedor de uma votação pública, realizada no site da prefeitura, e contou com 4,3 mil votos da comunidade.

MATERIAL PRONTO
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ewerton Falk, explica que já tem o material suficiente para realizar a pintura da quadra.

- Recebemos doações de tintas da empresa Resicolor, de Criciúma, Santa Catarina. O material, eu já tenho. Porém, não adianta fazermos a intervenção sem as melhorias na rua. Sobre a mão de obra, podemos usar equipes da secretaria de Mobilidade Urbana, mas é uma coisa que vamos estudar internamente - afirma Falk.

Sobre o prazo para realizar a intervenção, o secretário é categórico.

- Quando a Secretaria de Infraestrutura me der condições, eu coloco o projeto em dois dias. É só pintar e avisar que as pessoas não podem mais estacionar - diz o secretário.

OPINIÕES
O Re. Viva Bozano nem saiu do papel, mas já divide opiniões de quem passa pela 2ª Quadra diariamente. O taxista Cristian Pippi, que trabalha na rua, avalia positivamente o projeto. O ponto de táxi que existe no local continuará funcionando normalmente, sendo os únicos carros autorizados a estacionar na 2ª Quadra da Doutor Bozano após as alterações.

- Melhor coisa que fizeram. Eles tinham que pegar mais ruas da parte central e deixar o estacionamento em apenas um lado. Com carro dos dois lados é muito complicado - avalia.

Já a comerciante Sabrina Seffrin, está preocupada com a reação dos clientes. Ela é dona de uma loja de roupas na Bozano.

- Acredito que vai facilitar a circulação de pessoas, mas já ouvi de clientes que eles não vir ao Centro se não tiverem onde estacionar. A minha opinião é a do consumidor - justifica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motociclista fica ferido após cair em buraco na Região Central de Santa Maria Anterior

Motociclista fica ferido após cair em buraco na Região Central de Santa Maria

'Algumas vítimas moravam na rua onde meus pais moram', conta aluno da UFSM que estudou na escola onde houve o massacre Próximo

'Algumas vítimas moravam na rua onde meus pais moram', conta aluno da UFSM que estudou na escola onde houve o massacre

Geral