Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O projeto Re. Viva Bozano, que visa proibir o estacionamento de carros e dar cara nova à Segunda Quadra da Rua Dr. Bozano, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, deve sair do papel no mês de abril. O projeto, anunciado pela prefeitura de Santa Maria em agosto do ano passado, deveria ficar pronto em dezembro, o que não ocorreu, segundo o Executivo, por causa das fortes chuvas no final de 2018.
Agora, o compromisso da Secretaria de Infraestrutura e Serviços é tapar os buracos da rua até final de março, para deixá-la em condições para a intervenção, que busca ampliar o espaço para pedestres na zona central da cidade. A 2ª Quadra da Bozano é a continuidade do Calçadão Salvador Isaia, que tem um quarteirão.
- A nossa parte (da secretaria) é recuperar o pavimento, principalmente junto aos meios fios das calçadas. Isso a gente pretende fazer até março - explica o secretário responsável pela pasta, Francisco Severo.
Revitalização da 2ª Quadra da Bozano não tem data para começar
O projeto foi criado por quatro estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), e prevê a pintura do asfalto em cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), onde será o espaço de circulação de pedestres, e a instalação das chamadas "ilhas de refúgio", em cores mais frias, onde serão usados paletes, guarda-sóis e vegetação. O projeto foi o vencedor de uma votação pública, realizada no site da prefeitura, e contou com 4,3 mil votos da comunidade.
MATERIAL PRONTO
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ewerton Falk, explica que já tem o material suficiente para realizar a pintura da quadra.
- Recebemos doações de tintas da empresa Resicolor, de Criciúma, Santa Catarina. O material, eu já tenho. Porém, não adianta fazermos a intervenção sem as melhorias na rua. Sobre a mão de obra, podemos usar equipes da secretaria de Mobilidade Urbana, mas é uma coisa que vamos estudar internamente - afirma Falk.
Sobre o prazo para realizar a intervenção, o secretário é categórico.
- Quando a Secretaria de Infraestrutura me der condições, eu coloco o projeto em dois dias. É só pintar e avisar que as pessoas não podem mais estacionar - diz o secretário.
OPINIÕES
O Re. Viva Bozano nem saiu do papel, mas já divide opiniões de quem passa pela 2ª Quadra diariamente. O taxista Cristian Pippi, que trabalha na rua, avalia positivamente o projeto. O ponto de táxi que existe no local continuará funcionando normalmente, sendo os únicos carros autorizados a estacionar na 2ª Quadra da Doutor Bozano após as alterações.
- Melhor coisa que fizeram. Eles tinham que pegar mais ruas da parte central e deixar o estacionamento em apenas um lado. Com carro dos dois lados é muito complicado - avalia.
Já a comerciante Sabrina Seffrin, está preocupada com a reação dos clientes. Ela é dona de uma loja de roupas na Bozano.
- Acredito que vai facilitar a circulação de pessoas, mas já ouvi de clientes que eles não vir ao Centro se não tiverem onde estacionar. A minha opinião é a do consumidor - justifica.